quarta-feira, 10 de abril de 2013


Artesanato e apoio espiritual possibilitam humanização de presos

Os presos da Galeria E do Presídio de Florianópolis têm a oportunidade de aprender artesanato junto aos voluntários da Pastoral Carcerária.
Todas as terças-feiras à tarde, os internos recebem a visita de membros da Pastoral para ensinar e acompanhar os trabalhos realizados no local, como tapetes de pano e barcos de madeira, entre outros.
Posteriormente, os presos dão os produtos para suas famílias venderem. Além de uma pequena renda extra, essas atividades possibilitam aos presos a oportunidade de se ocupar com uma atividade produtiva, trazendo um sentimento de realização e humanidade.

Biblioteca
Os voluntários também levam livros, como parte do projeto Biblioteca Ambulante. Os internos ficam com um exemplar para leitura que, na semana seguinte, é devolvido ou trocado por outro. Uma professora ainda ajuda na alfabetização dos presos e um voluntário dá aulas de xadrez.

Força espiritual
O aspecto emocional e espiritual também é contemplado com o diálogo e a escuta dos internos, através da presença de uma representante do Centro de Valorização da Vida, de um seminarista católico e de outros voluntários, que se dispõem a oferecer o “ombro amigo” a quem os procura.
No mesmo dia, os voluntários entregam um lanche, geralmente frutas e leite, doados por entidades parceiras. 

Confira as fotos das atividades:










Nenhum comentário:

Postar um comentário