quinta-feira, 18 de abril de 2013


Pastoral Carcerária se reúne com TJ/SC para implantação de Apac

Membros da Pastoral Carcerária de Florianópolis se reuniram com integrantes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ) para avançar na proposta de implantação do sistema Apac (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) no Estado.

O encontro, em 15/4, foi na sede do Tribunal, na Capital, e contou com a presença de integrantes da Pastoral Carcerária, como a presidente Leila Pivatto, além do juiz Vilmar Cardozo, subcoordenador da Coordenadoria Estadual de Execução Penal e Violência Doméstica contra a Mulher (Cepevid), e assessoras do TJ.

A Apac se baseia nos conceitos de autodisciplina, objetivando a reinserção social através da valorização. A direção da unidade prisional fica a cargo de um voluntário, escolhido pelo Conselho da Apac, que também contrata funcionários para serviços administrativos. Embora não existam agentes prisionais, a disciplina é fiscalizada pelos próprios presos, com atividades entre 7h e 21h: todos trabalham e estudam, além de fazer a limpeza e preparar a comida. Quem não se adequar, volta para a penitenciária convencional.









Nenhum comentário:

Postar um comentário