segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Internos do Hospital de Custódia participam da missa do Padre Ney

Trinta homens se aglomeram na fila para receber a comunhão. Instantes antes, o Padre Ney Brasil Pereira cumpre o ritual católico para esse momento e avisa que para tomar a eucaristia o cristão tem que estar ‘preparado’. Mas o entusiasmo com que esses internos do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Florianópolis (HCTP) se dirigem para o altar não deixa dúvida: eles recebem Jesus com todo o amor no coração, revelando uma pureza comovente. E, com certeza, a reciprocidade do Altíssimo é absolutamente verdadeira.

A cena ocorre semanalmente durante a missa realizada na Capela da Pastoral Carcerária de Florianópolis, dentro do Complexo Penitenciário da Capital. Nas segundas-feiras à tarde, os internos que desejam participar da cerimônia são levados pelos agentes penitenciários até o local, que fica a 100 metros do Hospital, a morada mais de uma centena de homens.
Eles cometeram algum crime e foram considerados inimputáveis pela Justiça, por terem problemas mentais. A internação é a alternativa. O tempo de permanência varia de acordo com o delito cometido e com a capacidade de se reintegrar à sociedade.

Cada um deles participa da missa com seu peculiar estilo, entoando cânticos, lendo a leitura ou participando das reflexões impulsionadas pelo padre, que há décadas faz o trabalho pastoral junto aos internos. Alguns estão mais concentrados no ritual religioso, enquanto outros ficam mais dispersos. Tudo sob o olhar atento dos agentes, que acompanham a cerimônia desde os fundos da capela.

No final da missa, e cheios da esperança e do consolo que a celebração lhes brindou, os internos se encaminham disciplinadamente para a saída, momento em que recebem algumas bergamotas para o lanche e um terço, que recebem com um emocionante gesto de respeito e carinho: eles têm a certeza de que se a sociedade muitas vezes lhes dá as costas, a Virgem Maria está sempre de braços abertos para recebê-los e compreendê-los. 




Para conhecer mais sobre o HCTP de Florianópolis, assista ao documentário "Confinamento", uma realização de Cláudia Xavier Luiza Lessa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário